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Título: Flora : animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica
Autor(es): SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da
Palavras-chave: Audiovisual; Anime; Linguagem; Ecologia Sensorial; Ciema ambiental
Data do documento: 1-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da. Flora: animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O contexto pandêmico evidenciou gargalos na aprendizagem que vão desde a diminuição de vocabulário e de habilidade numérica até a analfabetização científica. A suspensão das atividades sociointeracionistas e a falta de estrutura para o ensino remoto reduziu a zona de aprendizagem proximal e o tempo de manuseio com recursos educacionais. Com a finalidade de recuperar a aprendizagem, reduzir o abandono e a evasão escolar e consolidar o ensino por evidências, o governo federal instituiu a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, fortalecendo as ações afirmativas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o Ensino das Ciências Ambientais, assim como a BNCC, busca um multiletramento a partir de uma ecologia sensorial e coletiva, aproximando diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) em um contínuo processo contextualizado e significativo. Fundamentado na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e nas contribuições de Richard Lowe, que estuda o efeito das animações na educação, o objetivo do trabalho foi construir, aplicar e validar uma animação para o Ensino das Ciências Ambientais em uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, articulando os conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o incentivo da Práxis Ambiental no entorno da escola. A escola em questão está localizada no bairro de Santo Amaro, próximo ao Rio Beberibe, local onde os estudantes convivem e constroem sua noção da dinâmica ambiental. A animação foi depositada na Plataforma YouTube e apresentada aos professores, que avaliaram a animação seguindo os critérios de produção técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, baseados na potencialidade de transferência e construção de conhecimento a partir da animação. A animação “Flora” atingiu os objetivos propostos e foi validada para uso educacional de forma profissional, conforme parâmetros nacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55225
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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